sábado, 4 de dezembro de 2010

                                 


Déjà vu - O curioso reencontro
Segundo a Wikipédia, Déjà vu
é uma reação psicológica fazendo com que sejam transmitidas ideias de que já esteve naquele lugar antes, já se viu aquelas pessoas, ou outro elemento externo. O termo é uma expressão da língua francesa que significa, literalmente, já visto.
Sabe-se que quando se vê uma pessoa, seja qual for o lugar, dificilmente a reencontramos.
Eu disse: “dificilmente e não ‘impossivelmente’”, pois há certas exceções e essa nos permite reencontrar algumas, talvez porque pegamos o mesmo transporte todos os dias ao ir trabalhar ou moramos no mesmo bairro e não percebemos, ou por qualquer outro motivo.
É bastante curioso a forma e o momento em que esses reencontros se dão. As pessoas se olham, sabe que já se viram. Algumas disfarçam, outras estampam um sorriso com o pensamento de: “eu te vi ontem” rs rs (risos). Pena que na maioria dos casos esse reencontro nada mais é que o cotidiano, todos os dias nos vemos, isso é comum, é normal e ficamos nesse empate, a beira de conseguir uma nova amizade ou quiçá um relacionamento mais sério.
Esse empate continua estagnado devido ao medo da alteridade, a medo do desconhecido. Se em cada oportunidade fizéssemos uma amizade, teríamos mais amigos que na rede social.
Permita-se conhecer a "alteridade" (tratarei melhor desse termo no próximo post: "sé: o vácuo da alteridade")

Nenhum comentário:

Postar um comentário